Porquê SAEntista?



* Trata-se de um neologismo da autora, que diz respeito ao enfermeiro cientista, estudioso em relação à sua própria ferramenta de trabalho que é a SAE !





Quem gerencia este espaço?



* Dra.Josianne Corrêa Cardoso, Enfermeira em Belém do Pará. Trabalha na área desde 1997 (UEPA) , sendo pós graduada em Oncologia (UEPA) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (NAEA-UFPA).

Atualmente é supervisora de Enfermagem (HUBFS), além de ser Auditora Interna de Prontuários de Óbitos (HOL).



* Estudiosa no assunto, coleciona livros sobre a SAE e costuma proferir palestras em locais diversos sobre o tema.





Porquê a criação deste espaço?



* Compreendendo a dificuldade de alguns enfermeiros em adquirir livros sobrea a SAE, aliado à escassez de tempo que eles têm para se desenvolver no assunto, resolveu-se dar esta pequena contribuição, repassando o que se conseguiu aprender ao longo destes anos.



Um abraço carinhoso a todos os visitantes deste espaço!





quinta-feira, 31 de março de 2011

PADRÕES FUNCIONAIS DE SAÚDE

Título do trabalho: Padrões Funcionais de Saúde: revisão integrativa da literatura. A estrutura dos padrões funcionais de saúde (PFS) consiste em uma base para a avaliação clínica de enfermagem. Descobri esse artigo que relata o resultado de uma revisão de literatura, a fim de analisar as publicações sobre os PFS. Os autores fizeram buscas nas bases MEDLINE e LILACS. Ao todo analisaram 31 publicações, onde se achou: - Estudos empíricos=64,5 por cento - Estudos teóricos=35,5 por cento - Predominância de publicação entre 1996 e 2000 (35,5 por cento), países de publicação em quatro continentes). As literaturas analisada mostrou que os PFS, consideravelmente difundidos no mundo, são vistos e aplicados como conceitos centrais para a prática clínica de enfermagem. Embora os PFS tenham sido aplicados a diversas finalidades, a sua principal função foi organizar a avaliação de enfermagem numa estrutura mais pertinente à disciplina que outras pautadas apenas nos sistemas corporais. Matos e Cruz (2007) FONTE:

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/

Lendo o resumo deste trabalho, acrescento o nome de Gordon, que criou esses referidos padrões. Relembrando, são os mesmos utilizados por Carpenito para organizar os Diagnósticos de Enfermagem no seu manual.

Nenhum comentário: