Porquê SAEntista?



* Trata-se de um neologismo da autora, que diz respeito ao enfermeiro cientista, estudioso em relação à sua própria ferramenta de trabalho que é a SAE !





Quem gerencia este espaço?



* Dra.Josianne Corrêa Cardoso, Enfermeira em Belém do Pará. Trabalha na área desde 1997 (UEPA) , sendo pós graduada em Oncologia (UEPA) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (NAEA-UFPA).

Atualmente é supervisora de Enfermagem (HUBFS), além de ser Auditora Interna de Prontuários de Óbitos (HOL).



* Estudiosa no assunto, coleciona livros sobre a SAE e costuma proferir palestras em locais diversos sobre o tema.





Porquê a criação deste espaço?



* Compreendendo a dificuldade de alguns enfermeiros em adquirir livros sobrea a SAE, aliado à escassez de tempo que eles têm para se desenvolver no assunto, resolveu-se dar esta pequena contribuição, repassando o que se conseguiu aprender ao longo destes anos.



Um abraço carinhoso a todos os visitantes deste espaço!





segunda-feira, 28 de março de 2011

Para que servem as teorias de enfermagem?

a) Para embaralhar a cabeça do enfermeiro
b) Para "enxer linguiça"
c) Só para constar no regimento interno do Departamento de Enfermagem
d) Para estudar, pois faz parte da grade curricular do curso
e) Nem uma das anteriores.
Qual você marcaria?
Bom, posso dizer que se trata de:
- Um conjunto de conceitos que proporcionam uma visão mais apurada de um fato ou acontecimento, organizando a nossa percepção sobre o mundo. Isso, pautado em princípios, crenças, valores e normas tradicionalmente aceitas.

- Precisamos dessas teorias para extrair o que pudermos dessa visão de mundo. Trabalhando pautado nelas, temos como usar o melhor de cada teoria para cada situação clínica, para desta forma sistematizarmos adequadamente e nossa assistência de enfermagem.
Em outras palavras, as teorias nos subsidiam a perceber os fatos ou eventos, para que possamos direcionar o planejamento e determinar as intervenções de enfermagem da melhor maneira possível. Exemplo: vou aplicar a Teoria de OREM num CTI? Não. Mas posso muito bem usá-la numa clínica de cirurgia eletiva e geral. Na teoria do auto-cuidado, focalizamos a auto-suficiência do cliente, assim que o mesmo puder. Dessa modo, evitamos que o mesmo fique inerte, temeroso e dependente da equipe de enfermagem, de modo desnecessário. Sem contar com o risco de TVP (trombose venosa profunda), na falta de deambulação precoce pós-cirúgica.
Vejam mais sobre a Teoria do Auto-cuidado de Dorothéa Orem em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/

Nenhum comentário: