No Congresso Médico Amazônico, tive a oportunidade de ser palestrante em dois momentos: um que discorria sobre a humanização e outro sobre a SAE em um dos hospitais em que trabalho.
Quero com isso estabelecer um relacionamento entre os referidos assuntos.
É que o primeiro tema se insere totalmente no segundo. Mas porquê?
Ora, atender à luz da SAE, é atender de modo humanizado. É mais garantia de humanização, pois estamos totalmente voltados para o cliente. O que interessa é o bem estar do mesmo e o atendimento seguro e de modo individual.
Quando não atendemos de modo sistematizado, estamos apagando incêndios, resolvendo o que passa pela nossa frente. O cliente deixa de ser o enfoque. E, talvez, o mais importante seja passar o plantão com o mínimo de pendências possíveis: todos que tinham exames, fizeram, todos foram banhados e estão com os curativos trocados; nem uma prescrição por fazer, relatório pronto, chaves e materias em seus devidos lugares...
Mas será que as reais necessidades dos clientes foram atendidas, e de modo prioritário? Hum?
Pois é, sistematizar é humanizar, é chegar perto, é ouvir, é raciocinar em cima dos problemas do cliente para tentar resolvê-los da melhor maneira possível. É solicitar o parecer de um outro profissional, buscar junto ao cliente e família meios de melhor resolver os problemas do mesmo. Enfim.
Pode perceber: sistematizando, pegamos cada cliente em questão para fazer um verdadeiro estudo de caso sobre a situação atual de cada um.
Parabéns a você, que SISTEMATIZA e HUMANIZA!
Um comentário:
Olá!
Meu nome é Clara e quero lhe parabenizar pelo blog!
É muito bom conhecer profissionais de enfermagem como você!
Obrigada!
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