Porquê SAEntista?



* Trata-se de um neologismo da autora, que diz respeito ao enfermeiro cientista, estudioso em relação à sua própria ferramenta de trabalho que é a SAE !





Quem gerencia este espaço?



* Dra.Josianne Corrêa Cardoso, Enfermeira em Belém do Pará. Trabalha na área desde 1997 (UEPA) , sendo pós graduada em Oncologia (UEPA) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (NAEA-UFPA).

Atualmente é supervisora de Enfermagem (HUBFS), além de ser Auditora Interna de Prontuários de Óbitos (HOL).



* Estudiosa no assunto, coleciona livros sobre a SAE e costuma proferir palestras em locais diversos sobre o tema.





Porquê a criação deste espaço?



* Compreendendo a dificuldade de alguns enfermeiros em adquirir livros sobrea a SAE, aliado à escassez de tempo que eles têm para se desenvolver no assunto, resolveu-se dar esta pequena contribuição, repassando o que se conseguiu aprender ao longo destes anos.



Um abraço carinhoso a todos os visitantes deste espaço!





segunda-feira, 10 de maio de 2010

Humanização X SAE

No Congresso Médico Amazônico, tive a oportunidade de ser palestrante em dois momentos: um que discorria sobre a humanização e outro sobre a SAE em um dos hospitais em que trabalho.
Quero com isso estabelecer um relacionamento entre os referidos assuntos. É que o primeiro tema se insere totalmente no segundo. Mas porquê?
Ora, atender à luz da SAE, é atender de modo humanizado. É mais garantia de humanização, pois estamos totalmente voltados para o cliente. O que interessa é o bem estar do mesmo e o atendimento seguro e de modo individual.
Quando não atendemos de modo sistematizado, estamos apagando incêndios, resolvendo o que passa pela nossa frente. O cliente deixa de ser o enfoque. E, talvez, o mais importante seja passar o plantão com o mínimo de pendências possíveis: todos que tinham exames, fizeram, todos foram banhados e estão com os curativos trocados; nem uma prescrição por fazer, relatório pronto, chaves e materias em seus devidos lugares...
Mas será que as reais necessidades dos clientes foram atendidas, e de modo prioritário? Hum?
Pois é, sistematizar é humanizar, é chegar perto, é ouvir, é raciocinar em cima dos problemas do cliente para tentar resolvê-los da melhor maneira possível. É solicitar o parecer de um outro profissional, buscar junto ao cliente e família meios de melhor resolver os problemas do mesmo. Enfim.
Pode perceber: sistematizando, pegamos cada cliente em questão para fazer um verdadeiro estudo de caso sobre a situação atual de cada um.
Parabéns a você, que SISTEMATIZA e HUMANIZA!

Um comentário:

Maria Clara Bueno Pedroso disse...

Olá!

Meu nome é Clara e quero lhe parabenizar pelo blog!
É muito bom conhecer profissionais de enfermagem como você!

Obrigada!