Porquê SAEntista?



* Trata-se de um neologismo da autora, que diz respeito ao enfermeiro cientista, estudioso em relação à sua própria ferramenta de trabalho que é a SAE !





Quem gerencia este espaço?



* Dra.Josianne Corrêa Cardoso, Enfermeira em Belém do Pará. Trabalha na área desde 1997 (UEPA) , sendo pós graduada em Oncologia (UEPA) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (NAEA-UFPA).

Atualmente é supervisora de Enfermagem (HUBFS), além de ser Auditora Interna de Prontuários de Óbitos (HOL).



* Estudiosa no assunto, coleciona livros sobre a SAE e costuma proferir palestras em locais diversos sobre o tema.





Porquê a criação deste espaço?



* Compreendendo a dificuldade de alguns enfermeiros em adquirir livros sobrea a SAE, aliado à escassez de tempo que eles têm para se desenvolver no assunto, resolveu-se dar esta pequena contribuição, repassando o que se conseguiu aprender ao longo destes anos.



Um abraço carinhoso a todos os visitantes deste espaço!





quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PARA QUEM QUER APRENDER SOBRE A SAE

Inicio com uma frase do Dr. Layr Ribeiro: "Saber que não sabe já é saber".

Precisamos ser humildes e reconhecer qual o nosso grau de entendimento.

Não adianta você ir para tudo o que for evento que trate sobre o tema, se você não tem o seu momento à sos com os livros.

Conheço profissionais que até tem literatura sobre o assunto, mas o livro está bem guardadinho em casa, engavetado, novinho; sem uma orelinha! E as folhas parecem que vão grudar com o passar do tempo. Ts, ts...

Dinheiro perdido.

A criatura não trás o livro para o local de trabalho porque tem ciúme que outras pessoas peguem. E mais, vai que alguém rouba! De certa forma é verdade, principalmente em hospital-escola. Mas é só ter um pouco mais de cuidado.

Num tempinho vago, vamos folhear os livros! Desta forma adquirirmos mais intimidade com a literatura!

E foi desta forma que adquiri meus conhecimentos.

Não sei se estou certa, mas meus livros são cheios de anotações. Tenho cuidado com os mesmos, mas penso que o mais importante não é deixá-lo bem conservado e sim extrair conhecimento dele o máximo que eu puder.

Não tem como o professor abrir a cabeça dos alunos e infundir todo o seu conhecimento.

Essa "drenagem" é impossível!

Destaco até que, hoje em dia, fala-se em "facilitador" em substituição a "professor", aquele que nos explica e que nos mostra o "caminho das pedras".

Esse negócio de "dar tudo mastigado" já era!

Se quizermos aprender de verdade a SAE, precisamos partir do pressuposto de que ter força de vontade de já é um ótimo começo.

Não importa o quanto não sabemos.

Agora, uma coisa é certa, o universo não conspira nem um pouco à favor de quem não "move uma palha" para sair da ignorância (desculpe a palavra, mas acho necessário enfatizar).

Outro ponto importante é a troca de informações com os colegas de trabalho. Isso estimula muito o nosso raciocínio clínico e o pensamento crítico. Assim como os médicos fazem, diariamente entre si. Precisamos copiar as coisas boas das outras categorias.

Jogue no google a palavra completa: sistematização..., que você encontra vários trabalhos, artigos publicados, slides e muito mais.

Com força de vontade e atitude, qualquer um pode chegar onde estou, discorrendo tranquilamente e com muito prazer sobre o assunto.

Ah, ia esquecendo, para tudo na vida temos que ter paciência, pois não será da noite para o dia que você se tornará um expert no assunto. Mas com garra e determinação, você com certeza subirá vários degraus!

Mobilize-se!

Saia do desconhecimento!

Domine a sua ferramentea de trabalho!

Nenhum comentário: