Porquê SAEntista?



* Trata-se de um neologismo da autora, que diz respeito ao enfermeiro cientista, estudioso em relação à sua própria ferramenta de trabalho que é a SAE !





Quem gerencia este espaço?



* Dra.Josianne Corrêa Cardoso, Enfermeira em Belém do Pará. Trabalha na área desde 1997 (UEPA) , sendo pós graduada em Oncologia (UEPA) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (NAEA-UFPA).

Atualmente é supervisora de Enfermagem (HUBFS), além de ser Auditora Interna de Prontuários de Óbitos (HOL).



* Estudiosa no assunto, coleciona livros sobre a SAE e costuma proferir palestras em locais diversos sobre o tema.





Porquê a criação deste espaço?



* Compreendendo a dificuldade de alguns enfermeiros em adquirir livros sobrea a SAE, aliado à escassez de tempo que eles têm para se desenvolver no assunto, resolveu-se dar esta pequena contribuição, repassando o que se conseguiu aprender ao longo destes anos.



Um abraço carinhoso a todos os visitantes deste espaço!





domingo, 27 de abril de 2014

Registro Eletrônico de Saúde (RES): Existe alguma determinação regulamentar, de que os problemas do paciente, intervenções e resultados sejam incluídos em um RES, devendo ser classificado com o uso de terminologia NANDA-I?

Não há mandato regulamentar (obrigatoriedade), no entanto o diagnóstico de enfermagem - NANDA International, tem sido fortemente indicado por organizações de padronizações para inclusão no RES. Vários artigos e estudos de especialistas internacionais promovem a inclusão da taxonomia NANDA-I no RES, com base em várias razões:
  • A segurança dos pacientes requer uma documentação precisa dos problemas de saúde, e a NANDA-I é a única classificação que tem uma base ampla de literatura (com alguns diagnósticos baseados em evidências). Além do mais – os diagnósticos NANDA-I são conceitos abrangentes, incluindo fatores relacionados (FR) e características definidoras (CD), sendo esta uma grande diferença de outras terminologias de enfermagem.
  • Os conceitos da NANDA-I estão incluídos no SNOMED, sigla norte americana que significa Nomenclatura Sistematizada de Medicina, com o intuito garantir a troca e o controle de dados.
  • NANDA-I, NIC e NOC (NNN), não só são as classificações mais utilizadas internacionalmente, como estudos têm demonstrado que são classificações baseadas em evidências e a mais abrangente.
VALE RESSALTAR:
Diagnósticos NANDA-I e NIC / NOC estão sob contínuo refinamento e desenvolvimento, ou seja, não estão prontas e acabadas. Estas classificações não são produtos de um único autor – mas,  são  baseadas no trabalho de profissionais enfermeiros, como, membros da NANDA International e University of Iowa Center for Nursing Classification and Clinical Effectiveness (Centro de Classificação de Enfermagem e Eficácia Clínica da Universidade de Iowa).A maioria dos membros da NANDA-I são professores de Enfermagem / Educadores, Enfermeiros  com habilidades em Informática, Enfermeiros Pesquisadores e Clínicos.

http://kb.nanda.org

Nenhum comentário: