Porquê SAEntista?



* Trata-se de um neologismo da autora, que diz respeito ao enfermeiro cientista, estudioso em relação à sua própria ferramenta de trabalho que é a SAE !





Quem gerencia este espaço?



* Dra.Josianne Corrêa Cardoso, Enfermeira em Belém do Pará. Trabalha na área desde 1997 (UEPA) , sendo pós graduada em Oncologia (UEPA) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (NAEA-UFPA).

Atualmente é supervisora de Enfermagem (HUBFS), além de ser Auditora Interna de Prontuários de Óbitos (HOL).



* Estudiosa no assunto, coleciona livros sobre a SAE e costuma proferir palestras em locais diversos sobre o tema.





Porquê a criação deste espaço?



* Compreendendo a dificuldade de alguns enfermeiros em adquirir livros sobrea a SAE, aliado à escassez de tempo que eles têm para se desenvolver no assunto, resolveu-se dar esta pequena contribuição, repassando o que se conseguiu aprender ao longo destes anos.



Um abraço carinhoso a todos os visitantes deste espaço!





segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Processo Tecnológico do Enfermeiro

Segundo o Dicionário Priberam, "Tecnologia
s. f.
1. Ciência cujo objecto!objeto é historiar e descrever algum processo industrial ou de ciência prática.
2. Conjunto dos termos próprios a uma arte ou a uma ciência.
3. Tratado das artes em geral.
tecnologia de ponta: alta tecnologia".
Vamos citar, então, um exemplo de tecnologia:

"Processo tecnológico da Fabricação do Iogurte:

O iogurte pode ser produzido com leite integral, semi-integral ou desnatado, mas deve ser dada atenção ao conteúdo de extrato seco, que influi significantemente na consistência do produto final. O iogurte tipo natural é envasado após a adição do fermento lácteo e coagulado dentro da própria embalagem, por isso sua consistência é mais firme. Os iogurtes de frutas são preparados pela adição de aromas, corantes, polpa de fruta e açúcar após coagulação. Como são batidos para misturar os ingredientes, há o rompimento da estrutura do coágulo, o que muda a consistência do iogurte. O iogurte deve por razão do processo de elaboração, conter e ser comercializado com um elevado número de microorganismos viáveis do cultivo inicial. No entanto, alguns produtos sofrem pasteurização antes do envasamento, o que melhora a estabilidade do produto, evitando o aumento da acidificação durante a estocagem e comercialização"

http://www.setor1.com.br/laticinios/iogurtes/pro_cesso.htm

Uma verdadeiro ciência, que explica um processo!

Daí vocês me perguntam:

- Sim, e o que isso tem a ver com a Enfermagem?

Respondo:

"O Processo Tecnológico da Enfermagem é a SAE, pois percorremos determinadas etapas para a Assistência de Enfermagem individualizada e respaldada na ciência. Isso para se chegar num determinado resultado: o cliente adoecido chega conosco e nós vamos atendê-lo de modo sistemático: coletamos seus dados através da investigação de enfermagem, por meio de um instrumento próprio que pode ser estruturado ou semi estruturado, procedendo à investigação de enfoque e de base de dados. Raciocinamos clinicamente e diagnosticamos o cliente de acordo com a taxonomia X. Em seguida, traçamos os resultados esperados para este cliente, de acordo com os recursos disponíveis e o aval do usuário. Em seguida, traçamos um plano de cuidados, para em seguida ser colocado em prática. Depois de um certo tempo, faremos a avaliação de enfermagem, para averiguar os resultados obtidos de acordo co o que foi estipulado"

Em 2009 fui ouvinte de um curso itinerante promovido pela ABEN-Nacional, onde a nossa renomada Telma Garcia chamo-nos a atenção de que a SAE é um processo tecnológico.

Nenhum comentário: