Porquê SAEntista?



* Trata-se de um neologismo da autora, que diz respeito ao enfermeiro cientista, estudioso em relação à sua própria ferramenta de trabalho que é a SAE !





Quem gerencia este espaço?



* Dra.Josianne Corrêa Cardoso, Enfermeira em Belém do Pará. Trabalha na área desde 1997 (UEPA) , sendo pós graduada em Oncologia (UEPA) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (NAEA-UFPA).

Atualmente é supervisora de Enfermagem (HUBFS), além de ser Auditora Interna de Prontuários de Óbitos (HOL).



* Estudiosa no assunto, coleciona livros sobre a SAE e costuma proferir palestras em locais diversos sobre o tema.





Porquê a criação deste espaço?



* Compreendendo a dificuldade de alguns enfermeiros em adquirir livros sobrea a SAE, aliado à escassez de tempo que eles têm para se desenvolver no assunto, resolveu-se dar esta pequena contribuição, repassando o que se conseguiu aprender ao longo destes anos.



Um abraço carinhoso a todos os visitantes deste espaço!





segunda-feira, 16 de maio de 2011

Instrumento de Coleta de Dados

Se atualmente temos 208 diagnósticos de enfermagem (DE), para cada diagnóstico temos um determinado número de características definidoras (CD). Certo? Levando-se em consideração que estes 208 DE representam TODOS os problemas de enfermagem detectáveis num ser humano, concluo que: Todas as CD dos 208 DE, consistem nas reações humanas do "biopsicossocial, político e espiritual" dos indivíduos, o que me leva a crer que o Instrumento de Coleta de Dados IDEAL para a primeira fase da SAE (Investigação), seria o que perpassasse por todas essas CD. Para quem só gosta de ICD estruturado (só de marcar), está aí. No entanto, na prática, seria incoerente um ICD desse. Mas, por outro lado...pensando na MAEI (Metodologia da Assistência de Enfermagem Informatizada), essa idéia caberia "como uma luva" num soft ware voltado para a SAE! O que acham? Aguardo resposta!

Nenhum comentário: