Porquê SAEntista?



* Trata-se de um neologismo da autora, que diz respeito ao enfermeiro cientista, estudioso em relação à sua própria ferramenta de trabalho que é a SAE !





Quem gerencia este espaço?



* Dra.Josianne Corrêa Cardoso, Enfermeira em Belém do Pará. Trabalha na área desde 1997 (UEPA) , sendo pós graduada em Oncologia (UEPA) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (NAEA-UFPA).

Atualmente é supervisora de Enfermagem (HUBFS), além de ser Auditora Interna de Prontuários de Óbitos (HOL).



* Estudiosa no assunto, coleciona livros sobre a SAE e costuma proferir palestras em locais diversos sobre o tema.





Porquê a criação deste espaço?



* Compreendendo a dificuldade de alguns enfermeiros em adquirir livros sobrea a SAE, aliado à escassez de tempo que eles têm para se desenvolver no assunto, resolveu-se dar esta pequena contribuição, repassando o que se conseguiu aprender ao longo destes anos.



Um abraço carinhoso a todos os visitantes deste espaço!





sexta-feira, 18 de junho de 2010

PROCESSO DE ENFERMAGEM

Nunca é demais dizer que "o Processo de Enfermagem possui cinco etapas, e que estas se inter-relacionam"; que ele "é uma forma sistemática e dinâmica de prestação de cuidados de enfermagem".
Destaco que, além de tudo, a SAE é uma ferramenta de trabalho de baixo custo, e que dá um efeito extraordinariamente benéfico ao cliente, se bem aplicado. Segundo LeFevre e Taptich, o Processo de Enfermagem é: SISTEMÁTICO: tem-se um modo pré-determinado para se proceder, através de cinco etapas, passos ou fases;
DINÂMICO: vai-se de uma etapa para a outra, combinando as atividades (investigo, diagnostico. Falta mais informação? volto a investigar de novo. Prescrevo, e o resultado esperado não foi abtido? revejo as prescrições...);
HUMANIZADO: leva-se em conta as individualidades, os valores e desejos exclusivos do cliente (indivíduo, família e comunidade). Trabalhar desta forma nos leva à visão holística do cliente (ser humano reconhecido e como BIOPSICOSSOCIAL, POLÍTICO E ESPIRITUAL). Não ficamos "bitolados" apenas ao problema de saúde que trouxe o cliente à instituição.
DIRIGIDO A RESULTADOS: as diversas etapas do processo são planejadas, direcionadas com vistas na obtenção ou não dos melhores resultados para o cliente.

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