Uma outra maneira que utilizo, é a seguinte:
Antes da qualquer abordagem, passo logo um questionário para a verificação de conhecimentos, e depois os reservo.
Ministro as aulas normalmente, perpassando por todas as fases do processo. Falo sobre a diferenciação entre os manuais, sobre as teorias de enfermagem, dentre outros.
Ao final, os próprios alunos corrigem as suas provas, atribuindo inclusive pontuação.
O resultado geralmente é surpreendente!
Os alunos descobrem o quanto não sabiam, e eu descubro o quanto eles aprenderam!
Ambos os lados ficam satisfeitos: eu, por ter atingido os meus objetivos, e eles por finalmente terem aprendido muito sobre a SAE.
As perguntas, geralmente são essas:
1) Diga o que você sabe sobre a SAE.
2) Quais as suas dúvidas sobre a SAE?
3) Quais são as partes de um enunciado diagnóstico?
4) Quais são os tipos de DE?
5) O que é uma característica definidora?
6) O que é um fator relacionado?
7) O que é uma complicação potencial?
8) Diferencie Padrões Multiaxiais de Saúde de Padrões Funcionais de Saúde.
9) Qual a diferença entre os manuais da NANDA, Carpenito e Doenges e Mohouse?
10) No que consiste o Modelo Bifocal de Prática Clínica?
2 comentários:
Oi Josi, estava andando pela net e vi seu blog, gostei muito. sou estudante de enfermagem e achei seu blog muito esclarecedor. Virei sua seguidora, de carteirinha...rsrsr....Parabéns pelo trabalho.
Olá Josiane! Gostaria de parabenizá-la pela iniciativa. O blog é muito instrutivo. Lendo a postagem "outra forma de ministrar aulas" (de 2010), descobri que sei bem pouco sobre SAE, apesar de ter estudado sobre durante a graduação, e de estar no mercado há quase 2 anos! Pretendo aprender muito por aqui.Muito obrigada pela oportunidade e pela humildade de dividir conosco o muito que sabe. Atitude rara entre os profissionais enfermeiros, diga-se de passagem. Bjos, Susana
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