Porquê SAEntista?



* Trata-se de um neologismo da autora, que diz respeito ao enfermeiro cientista, estudioso em relação à sua própria ferramenta de trabalho que é a SAE !





Quem gerencia este espaço?



* Dra.Josianne Corrêa Cardoso, Enfermeira em Belém do Pará. Trabalha na área desde 1997 (UEPA) , sendo pós graduada em Oncologia (UEPA) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (NAEA-UFPA).

Atualmente é supervisora de Enfermagem (HUBFS), além de ser Auditora Interna de Prontuários de Óbitos (HOL).



* Estudiosa no assunto, coleciona livros sobre a SAE e costuma proferir palestras em locais diversos sobre o tema.





Porquê a criação deste espaço?



* Compreendendo a dificuldade de alguns enfermeiros em adquirir livros sobrea a SAE, aliado à escassez de tempo que eles têm para se desenvolver no assunto, resolveu-se dar esta pequena contribuição, repassando o que se conseguiu aprender ao longo destes anos.



Um abraço carinhoso a todos os visitantes deste espaço!





terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Precisamos de Impressos!

Para que uma instituição seja considerada como aquela que possui a SAE implantada, precisamos de comprovação. Mas de que forma? Através de impressos, ou por soft wares específicos na rede de computadores intrainstitucional. Mas vou me ater apenas à parte de impressos. Relembrando, o processo tem cinco fases, e para cada uma dessas, há a necessidade de um local para que cada uma destas fases sejam documentadas. Não existem impressos 100% ideais e nem um modelo pronto e acabado. São flexíveis, e precisam ser revisados periodicamente. Eles são formulados à critério de cada instituição: um geral ou um para cada setor/clientela específica (mais recomendável). O que não pode é fazer qualquer um, sem embasamento científico, só para constar. O pior é quando o mesmo tende ao modelo biomédico. Absoleto e absurdo. Nada a ver. Bom. Inicia-se com um para coleta de dados. Outro só para a diagnose, ou Diagnósticos de Enfermagem. Em seguida, outro para resultados esperados; outro para as prescrições e por fim, mais um, para os resultados obtidos. Não importa se haja um impresso para duas ou três das fases, ou um impresso para cada fase. O essencial é que se tenha espaço no prontuário para todas as etapas do processo!

Nenhum comentário: