Porquê SAEntista?



* Trata-se de um neologismo da autora, que diz respeito ao enfermeiro cientista, estudioso em relação à sua própria ferramenta de trabalho que é a SAE !





Quem gerencia este espaço?



* Dra.Josianne Corrêa Cardoso, Enfermeira em Belém do Pará. Trabalha na área desde 1997 (UEPA) , sendo pós graduada em Oncologia (UEPA) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (NAEA-UFPA).

Atualmente é supervisora de Enfermagem (HUBFS), além de ser Auditora Interna de Prontuários de Óbitos (HOL).



* Estudiosa no assunto, coleciona livros sobre a SAE e costuma proferir palestras em locais diversos sobre o tema.





Porquê a criação deste espaço?



* Compreendendo a dificuldade de alguns enfermeiros em adquirir livros sobrea a SAE, aliado à escassez de tempo que eles têm para se desenvolver no assunto, resolveu-se dar esta pequena contribuição, repassando o que se conseguiu aprender ao longo destes anos.



Um abraço carinhoso a todos os visitantes deste espaço!





quinta-feira, 18 de março de 2010

Descomplicando os Padrões

Taxonomia da NANDA: * Antigamente, na Taxonomia I, os DE eram distribuídos sob "Padrões de Respostas Humanas". Mas com o passar do tempo, esses padrões já não estavam mais suprindo as necessidades da NANDA - I. * Os membros da mesma, pediram autorização para a Gordon, e fizeram pequenas modificações nos Padrões Funcionais de Sáude (PFS), criados por ela. Resultou nos Padrões Multiaxiais de Saúde (PMAS). * Se formos analisar, os PMAS derivam dos PFS. * E os PFS, são os usados no manual da Carpenito! Ela usa o Modelo Bifocal de Prática Clínica (MBPC) e dispõem os DE sob os 11 PFS de Gordon! * Então, atualmente, na Taxonomia II, os DE estão dispostos sob PMAS. *Sei que é meio complicado, mas leiam com calma, que vocês entenderão* * Benedet e Bub, dispuseram os DE da NANDA- I, sob as Necessidades Humanas Básicas (NHB). * Doenges e Mohouse, distribuem os DE da NANDA - I, sob as "Divisões Diagnósticas". * Em suma: Carpenito, Doenges e Mohouse, além de Benedet e Bub, organizam os DE da NANDA -I de acordo com os padrões que essas autoras escolheram. Contém a taxonomia da NANDA - I em todas essas literaturas. São autores diferentes, mas a taxonomia empregada é a mesma: NANDA - I! Deu? Ainda não? Então volte ao início até conseguir.

2 comentários:

klaudinha ribeiro disse...

oi josi.. adorei suas palavras e colocações sobre a SAE.. num pára não, viu de escrever aki, pq agora to t seguindo;;..

Josifashion disse...

Faço as postagens na pausa do trabalho, com muito prazer. Obrigada!