Porquê SAEntista?



* Trata-se de um neologismo da autora, que diz respeito ao enfermeiro cientista, estudioso em relação à sua própria ferramenta de trabalho que é a SAE !





Quem gerencia este espaço?



* Dra.Josianne Corrêa Cardoso, Enfermeira em Belém do Pará. Trabalha na área desde 1997 (UEPA) , sendo pós graduada em Oncologia (UEPA) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (NAEA-UFPA).

Atualmente é supervisora de Enfermagem (HUBFS), além de ser Auditora Interna de Prontuários de Óbitos (HOL).



* Estudiosa no assunto, coleciona livros sobre a SAE e costuma proferir palestras em locais diversos sobre o tema.





Porquê a criação deste espaço?



* Compreendendo a dificuldade de alguns enfermeiros em adquirir livros sobrea a SAE, aliado à escassez de tempo que eles têm para se desenvolver no assunto, resolveu-se dar esta pequena contribuição, repassando o que se conseguiu aprender ao longo destes anos.



Um abraço carinhoso a todos os visitantes deste espaço!





terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Planejamento

Depois que diagnostico, sigo para o planejamento das minhas intervenções. 1) Preciso priorizar! O que prejudicar a hemodinâmica, vem primeiro. Pela escala de prioridades (Maslow ou Kalish), fica mais fácil estabelecer essas prioridades. É necessário que saibamos o que é da nossa "ossada" e o que não é. 2) Precisos estabelecer os resultados esperados (de preferência como conhecimento e o aval do cliente). Na verdade, estabelecemos os resultados de acordo com as necessidades do cliente! O mais importante não é que eu como enfermeira, veja o cliente limpinho e sem dor. Aparentemente meu serviço está maravilhoso! Mas não é bem assim: tenho que traçar os resultados para o cliente, sabendo das suas prioridades. Ele pode estar muito angustiado, ,com medo, e isso lhe causar taquicardia e dispnéia. Encaminhá-lo ao banho é mais importante? Para ELE, certamente que não. Uma boa conversa, uma boa escuta pode ser o primordial e o que vejm em primeiro lugar! Bom, segundo LeFevre (2005), a fase de planejamento da assistência ou até mesmo de eleboração de um plano de cuidados por escrito é importante, pois: *Promove a comunicação entre os cuidadores *Direciona o cuidado e a documentação *Cria um registro que pode ser usado posteriormente (avaliações, pesquisas além de situações de cunho legal) *Fornece a documentação das necessidades de atendimento de saúde, para fins de reembolso do seguro. Então: planejamento faz parte dos conhecidos "planos de cuidados". Quanto aos itens necessários para os resultados esperados, sabemos que eles devem ser/conter: *Claros e concisos *Centrados no cliente *Diretamente relacionados ao título diagnóstico *Alcançáveis (realistas) *Limite de tempo *Mensuráveis

Nenhum comentário: