Porquê SAEntista?



* Trata-se de um neologismo da autora, que diz respeito ao enfermeiro cientista, estudioso em relação à sua própria ferramenta de trabalho que é a SAE !





Quem gerencia este espaço?



* Dra.Josianne Corrêa Cardoso, Enfermeira em Belém do Pará. Trabalha na área desde 1997 (UEPA) , sendo pós graduada em Oncologia (UEPA) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (NAEA-UFPA).

Atualmente é supervisora de Enfermagem (HUBFS), além de ser Auditora Interna de Prontuários de Óbitos (HOL).



* Estudiosa no assunto, coleciona livros sobre a SAE e costuma proferir palestras em locais diversos sobre o tema.





Porquê a criação deste espaço?



* Compreendendo a dificuldade de alguns enfermeiros em adquirir livros sobrea a SAE, aliado à escassez de tempo que eles têm para se desenvolver no assunto, resolveu-se dar esta pequena contribuição, repassando o que se conseguiu aprender ao longo destes anos.



Um abraço carinhoso a todos os visitantes deste espaço!





sábado, 28 de maio de 2011

Metaparadigmas de Enfermagem (TANURE)

Segundo TANNURE E PINHEIRO (2010), os Metaparadigmas de Enfermagem (ME)são:
* Enfermagem: é a ciência do cuidado executado por meio de uma metodologia de trabalho (específica e sem empirismo!)
* Pessoa: é quem recebe o cuidado. Pode ser exclusivamente o paciente (cliente/usuário), ou englobar a família do mesmo e a comunidade onde ele está inserido.
* Ambiente: pode representar o entorno imediato em que se encontra a pessoa que recebe a assistência de enfermagem ou até mesmo a comunidade, a moradia, o ambiente de trabalho
* Saúde: é a finalidade da assistência de enfermagem. Quando possível, deve ser decidida em conjunto pelo paciente e pelo enfermeiro (nem sempre há a adesão e concordância com o tratamento proposto. É respeitoso o próprio paciente decidir sobre a assistência de enfermagem planejada para si)
O ME ilustra qual é o público receptor dos cuidados de enfermagem, qual a finalidade da assistência de enfermagem e em que ambiente e assistência é prestada, além de, como ela deve ser executada.
Cada teoria de enfermagem apresenta a sua conceituação para esses ME.
Para entendermos uma teoria, é de suma importância compreendermos seus princípios e pressupostos, bem como os ME, pare depois analisarmos a sua aplicabilidade (adequação) à uma determinada clientela a qual será submetida à SAE.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá ador o seu blog!
sou aluna do 1º. ano de enfermagem (Em Bragança/Portugal) e espero voltar a visitar o seu espaço!

Ass. Graciete