"A SAE diz respeito a todos os membros da equipe de enfermagem, sendo privativo do enfermeiro a sua realização.
Nos cursos para Técnicos de Enfermagem já é assunto que faz parte de conteúdo programático de disciplina, já há alguns anos.
Os demais membros, subordinados ao enfemeiro, também precisam saber que existe uma ciência e toda uma metodologia de trabalho que embasa o atendimento ao cliente. A partir daí entenderá o porque de algumas solicitações e cuidados com impressos com constem as etapas da SAE.
Ressalta-se que no final das contas, o maior beneficiado é o cliente, que é atendido de maneira mais segura, respaldada na ciência.
E nós, enfemeiros, precisamos deixar isso bem claro a quem quer que seja: temos diagnóstico próprio e metodologia de trabalho específica!"
Josianne Corrêa Cardoso
2 comentários:
A Teoria deve estar casada com a prática sim, sem dúvida! Mais infelizmente essa ainda não é a nossa realidade aqui no Pará...Como fazer isso se em nossos próprios hospitais de ensino e até mesmo na academia a SAE, lamentávelmente, ou não existe ou não se faz presente com a extensão desejada? Termino a Graduação em 2010, meu TCC é sobre a SAE e pelo que já tenho de pesquisas...Muito Trabalho teremos pela frente...Amo o que faço...E isso só me dá mais força pra seguir em frente!
Então, vamos nos juntar e difundir a essência da nossa prática!
Aceito sugestões!
Postar um comentário