Porquê SAEntista?



* Trata-se de um neologismo da autora, que diz respeito ao enfermeiro cientista, estudioso em relação à sua própria ferramenta de trabalho que é a SAE !





Quem gerencia este espaço?



* Dra.Josianne Corrêa Cardoso, Enfermeira em Belém do Pará. Trabalha na área desde 1997 (UEPA) , sendo pós graduada em Oncologia (UEPA) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (NAEA-UFPA).

Atualmente é supervisora de Enfermagem (HUBFS), além de ser Auditora Interna de Prontuários de Óbitos (HOL).



* Estudiosa no assunto, coleciona livros sobre a SAE e costuma proferir palestras em locais diversos sobre o tema.





Porquê a criação deste espaço?



* Compreendendo a dificuldade de alguns enfermeiros em adquirir livros sobrea a SAE, aliado à escassez de tempo que eles têm para se desenvolver no assunto, resolveu-se dar esta pequena contribuição, repassando o que se conseguiu aprender ao longo destes anos.



Um abraço carinhoso a todos os visitantes deste espaço!





domingo, 27 de dezembro de 2009

Para quem interessa a SAE

"A SAE diz respeito a todos os membros da equipe de enfermagem, sendo privativo do enfermeiro a sua realização. Nos cursos para Técnicos de Enfermagem já é assunto que faz parte de conteúdo programático de disciplina, já há alguns anos. Os demais membros, subordinados ao enfemeiro, também precisam saber que existe uma ciência e toda uma metodologia de trabalho que embasa o atendimento ao cliente. A partir daí entenderá o porque de algumas solicitações e cuidados com impressos com constem as etapas da SAE. Ressalta-se que no final das contas, o maior beneficiado é o cliente, que é atendido de maneira mais segura, respaldada na ciência. E nós, enfemeiros, precisamos deixar isso bem claro a quem quer que seja: temos diagnóstico próprio e metodologia de trabalho específica!"
Josianne Corrêa Cardoso

2 comentários:

Neiva Júnior disse...

A Teoria deve estar casada com a prática sim, sem dúvida! Mais infelizmente essa ainda não é a nossa realidade aqui no Pará...Como fazer isso se em nossos próprios hospitais de ensino e até mesmo na academia a SAE, lamentávelmente, ou não existe ou não se faz presente com a extensão desejada? Termino a Graduação em 2010, meu TCC é sobre a SAE e pelo que já tenho de pesquisas...Muito Trabalho teremos pela frente...Amo o que faço...E isso só me dá mais força pra seguir em frente!

Fofolete disse...

Então, vamos nos juntar e difundir a essência da nossa prática!
Aceito sugestões!